quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resumo do Capítulo 3 - Manual do Conforto Térmico

As variáveis climáticas que caracterizam uma região e que mais interferem no conforto térmico dos espaços arquitetônicos construídos são: a amplitude térmica diária e anual, a umidade relativa do ar, a quantidade de incidência solar, grau de nebulosidade, índice pluviométrico e o sentido dos ventos. (Em Salvador, o sentido dos ventos é predominantemente SE, tendendo a partir do S durante o verão.)


Conceitos básicos:

  • Latitude: é a coordenada geográfica definida na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador. 
  • Longitude: descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Ao contrário da latitude não há uma posição inicial natural para marcá-la.
  • Posição aparente do Sol:  Como o eixo da Terra possui uma inclinação de aproximadamente 23°, portanto, o Sol terá uma trajetória aparente no céu que corresponde, na Terra, ao espaço entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, apresentando uma duração de seis meses em cada sentido.
  • Solstícios: O Solstício será de inverno se o ponto geográfico estiver em hemisfério oposto ao Sol, enquanto que o de verão será quando o ponto geográfico estiver no mesmo hemisfério que o Sol.
⇨ 12:00 do dia 21/06: O Sol atingirá perpendicularmente o trópico de Câncer. (Hemisfério Norte)
⇨ 12:00 do dia 22/12: O Sol atingirá perpendicularmente o trópico de Capricórnio. (Hemisfério Sul) 
  • Equinócios: Acontecem nos dias 22/03 e 23/09 e se caracterizam pela passagem do Sol pelo eixo do Equador, o que significa uma duração do Sol igualitária entre o dia e a noite. 

Observações:

  •  Quanto maior a latitude de um local, menor será a quantidade de radiação solar recebida, com isso, as temperaturas deste lugar tenderão a serem menos elevadas.
  • As curvas isotérmicas do Globo servem para indicar que ao longo da linha do Equador, onde há mais equilíbrio entre as superfícies de terra e mar, a oscilação dessas curvas ocorrem com maior regularidade.
  •   As latitudes altas do hemisfério Sul, que quase não possuem fatias de terra, as isotérmicas acompanham os paralelos.
  • Sobre cada hemisfério há cintos de alta e baixa pressão atmosférica, que podem se caracterizar como permanentes ou cíclicos. A região equatorial é o principal cinto de baixa pressão, mantendo-se durante todo o ano. Já os cintos de alta pressão aparecem nas latitudes tropicais que, no verão, se deslocam sentido Pólos e no inverno sentido Equador. Por sua vez, as regiões polares são constantes cintos de alta pressão, porém, menores que a dos cintos tropicais. A resultante desse quadro é a presença de três cintos de ventos em cada hemisfério: Alíseos, de oeste e polares.
  • A quantidade de radiação solar e ventilação recebida por uma edificação inserida em um ambiente urbano variará de acordo com a posição das edificações vizinhas que podem vir a barrar ou facilitar a incidencia solar e a ventilação.
  • A maior umidade do ar garante que, de dia, uma barreira de radiação solar atinja o solo, enquanto que a noite é uma uma barreira contra a dissipação pelo solo. 
  • O partido arquitetônico requererá estudos das diferenças umidades relativas do ar, em função da consequente variação de temperatura diária, a qual definirá se haverá vantagens em utilizar a ventilação interna.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário